Daniele Scherer

 

 

Pós Graduação em Dor – Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

Mestrado em Tecnologias e Atenção à Saúde – Universidade Federal de São Paulo

Título de Reumatologista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia

Residência Médica em Reumatologia – Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina

Residência Médica em Clínica Médica – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo

Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Paraná

 

Dor. Esta é uma das queixas mais frequentes dos pacientes que atendo diariamente. A dor é um assunto tão sensível da medicina, que até existe uma área que foca seus estudos exclusivamente nisso, sabia? Sim, é verdade, e eu possuo uma Pós Graduação neste assunto. No caso de uma das minhas especialidades, a Reumatologia (pois também sou Clínica Geral) já existem recursos modernos que atuam de forma minimamente invasiva, que podem ajudar, em alguns casos, a trazer qualidade de vida para muitas pessoas.

Muitas pessoas confundem a Ortopedia com a Reumatologia, por isso, acho muito importante esclarecer essa dúvida: diferentemente da Ortopedia, que foca a abordagem cirúrgica e resolução de lesões mais agudas, a Reumatologia é a área da Medicina em que o foco é o tratamento clínico, controle de sintomas como dor e orientação de reabilitação.

O maior desafio na luta contra a dor é o diagnóstico correto e verificado o quanto antes. Infelizmente, é muito comum, pacientes procurarem médicos de outras especialidades para tratar, de forma equivocada, problemas que podem se estender por meses e até anos. E quando, enfim, chegam para a minha consulta, os pacientes já estão exaustos e desacreditados. Em todas as minhas consultas, eu converso muito com cada indivíduo para entender a sua rotina e também detalhadamente o histórico do problema. Afinal, existem informações que nunca vão aparecer em nenhum exame solicitado, e sim no diálogo. Atenção e empatia com os pacientes são requisitos básicos que compões os meus atendimentos. É exatamente neste momento, que percebo que fiz a escolha correta na minha profissão.

Desde quando era estudante, nunca tive dúvidas de que queria trabalhar na área da saúde.  Já na faculdade de medicina, escolhi Reumatologia porque ela me dá a possibilidade de diagnosticar o problema de um paciente e definir seu tratamento de forma eficaz, e realmente mudar sua vida para melhor. É impossível não se entusiasmar! Por isso sou apaixonada pelo que faço. Esteja atento (a) aos sinais do seu corpo.  Marque uma consulta e seja muito bem-vindo (a) ao meu consultório!